Você sabia que o Enem Digital não é uma ideia recente? Desde 2015, o Ministério da Educação (MEC) analisa a possibilidade de aplicar as provas do Enem somente na versão digital.
Depois de 4 anos de estudos e de consultas públicas sobre o tema, o projeto saiu do papel: o Enem Digital começa como teste em fase piloto em 2020 e também nas edições seguintes até 2025.
Curioso? Veja como o Enem Digital funciona, quem pode fazer esse novo formato de exame e quando a prova impressa deixará de ser aplicada.
O que é e como funciona o Enem Digital
O Enem Digital é a versão informatizada do Enem. Em vez de cadernos de provas e cartão de respostas em papel, os participantes inscritos no Enem Digital fazem as provas diretamente no computador. Contudo, a estrutura do exame continua igual:
- 2 domingos de provas
- 4 provas objetivas
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (45 questões)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões)
- Matemática e suas Tecnologias (45 questões)
- 1 prova discursiva (redação)
Ou seja: você NÃO fará a prova em casa. Você receberá um cartão de confirmação da inscrição no Enem com o endereço da faculdade e o laboratório de informática. É nesse local que você fará a prova: um ambiente seguro, vigiado e supervisionado por fiscais no Enem.
E a taxa de inscrição? Durante esse período de mudança gradual, não está previsto alteração no valor da taxa de inscrição: o custo será o mesmo para o Enem Digital e para o Enem Regular.
Quando acontecem as provas do Enem Digital
O Ministério da Educação aplica a versão informatizada em outubro, antes do Enem Regular (em papel) e como um formato opcional ao participante.
O primeiro teste com o Enem Digital acontece na edição de 2020 e a mudança para a versão digital será progressiva.
Com os resultados da fase piloto, o exame informatizado será aprimorado constantemente até 2025, considerando um maior número de participantes e de aplicações por ano.
Nas próximas edições, o Enem Digital deverá continuar ocorrendo antes do Enem Regular. Contudo, é provável que a prova informatizada aconteça mais vezes por ano até 2025.
A partir de 2026, as provas do Enem serão 100% digitais para todos os inscritos.
Quem pode participar do Enem Digital
Nas aplicações testes, a previsão é que 1% dos participantes inscritos façam a prova digital — esse número pode aumentar até 2025.
Para fazer esse exame informatizado, é necessário realizar a prova nas cidades selecionadas pelo Ministério da Educação.
A partir de 2021, o MEC divulgará novos municípios que receberão o Enem Digital e a quantidade de aplicações por ano.
A opção de fazer o Enem Digital aparece no ato da inscrição do Enem 2020 em diante.
As inscrições vão até o dia 22 de maio. Para se inscrever clique aqui.
Fonte e mais informações : https://www.ead.com.br/faculdades-a-distancia/enem-digital.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Astrogildo Educação agradece o seu comentário. Iremos ler o que você escreveu e publicaremos ou não o mesmo somente após esta avaliação.
Obrigado.