domingo, 12 de agosto de 2012

5 dicas do Batman para ser um bom escritor


Saiba como o homem-morcego pode ensinar você a lidar melhor com os desafios de ser um bom escritor. Siga o exemplo do super-herói e comprometa-se com o seu objetivo.

Quem é escritor sabe que em alguns momentos produzir um parágrafo é um problema. Não importa se você é um profissional ou não, alguns textos simplesmente não saem da sua cabeça para o papel. Nesse momento você conta com ajuda de todos os lados, buscando inspirações em tudo o que aparece na sua frente.

Já pensou em contar com a ajuda do Batman? Sim, aquele mesmo, o super-herói conhecido como homem-morcego. Pode parecer difícil de acreditar, mas alguns dos seus comportamentos podem ser transportados para a vida real e ajudarem você a se tornar um escritor melhor. Confira como:


Esteja comprometido

Assim como o Batman devota 100% da sua vida a salvar sua cidade do crime, você deve estar comprometido com a decisão de escrever. Mesmo que isso seja só uma promessa, faça mais do que simplesmente escrever. Defina um objetivo específico, como escrever um determinado número de páginas, parágrafos ou linhas por dia. Você também pode definir prazos para si mesmo ou mesmo se prometer que terá um livro publicado.  
 

Tenha os equipamentos certos

Uma das facilidades da escrita é que você não precisa investir em nada para fazer isso – papel e caneta são tudo que você precisa. Mas, assim como o super-herói, você pode transformar esse material no seu “cinto de utilidades”, fazendo com que eles facilitem o processo para você. Presenteie-se com um bom caderno, que inspire você a escrever mais e invista em uma caneta (ou lápis) confortável e que dure bastante tempo. Já se você usa o computador, procure por uma cadeira confortável em um ambiente que te agrade.  
 

Tenha os melhores aliados

Batman não trabalha sozinho, ele tem uma rede de aliados e amigos que estão sempre dispostos a ajudá-lo. Sentar-se à sua mesa e começar a escrever pode ser um objetivo bastante solitário e se você não tem ninguém ao seu redor, isso pode se tornar bastante deprimente depois de algum tempo. O que você precisa são de pessoas incentivando você. Não necessariamente toda a sua família e seu círculo completo de amizades, mas pessoas importantes que entendam o que você está tentando fazer e estejam dispostas a encorajá-lo.  
 

Tenha uma vida dupla

Isso não significa ser falso ou mentiroso. Na verdade, essa dica é sobre entender que a sua vida não se resume somente a escrever. Você provavelmente tem outras obrigações, como o trabalho, a família, amigos e até mesmo os seus cuidados pessoais. Procure equilibrar todas essas atividades com muito cuidado para não permitir que a atividade de escrever consuma todo o seu tempo. Assim como Bruce Wayne e Batman, a sua vida deve ser dividida entre “Você” e “o Escritor”. 

 

Aprenda a superar as adversidades

Essa é provavelmente a melhor lição que você pode aprender com o super-herói, porque você vai cair (ou ser derrubado) uma hora ou outra. Isso pode acontecer na forma de cartas de rejeição das mais diversas editoras, com a falta de inspiração ou mesmo com acidentes bobos, como se esquecer de salvar o documento e perder todo um capítulo. Mas você vai precisar superar todo tipo de problema se quer ser mesmo um bom escritor. O mais importante é aceitar que acidentes acontecem, aprender com eles e voltar a produzir. Batman nunca desiste e não importa quantos obstáculos se encontrem entre você e o seu objetivo, você também não deve renunciar ao seu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Astrogildo Educação agradece o seu comentário. Iremos ler o que você escreveu e publicaremos ou não o mesmo somente após esta avaliação.

Obrigado.